top of page

sobre

[ Rio de Janeiro, Brasil, 2000. Vive e trabalha no Rio de Janeiro ]

botão cv.jpg

 Artista multidisciplinar cuja prática abrange instalação, desenho, pintura, fotografia, dispositivos mecânicos e vídeo. Seu trabalho explora compreensões sobre a natureza, investigando as relações entre os seres humanos e as dinâmicas de poder entre seres vivos e inertes, bem como mitos, mistérios e mitologias da vida na Terra.

  Em sua prática, a artista mistura métodos tradicionais com abordagens experimentais, combinando materiais orgânicos e sintéticos para criar obras simbióticas que abordam a ciência, a história, a filosofia e territórios afetivos. Seu corpo de trabalho resulta em indagações que abrangem aspectos culturais, sociais, ecológicos e intangíveis.

  Ana Bia Silva realizou exposições individuais como ruir, ao pó (2022), na Galeria de Artes da UFF em Niterói, RJ, e Quintal (2022), no Espaço Cultural dos Correios, também em Niterói, RJ. Participou de exposições coletivas, incluindo Corpo Botânico (2023-2024), no Arte Clube Jacarandá, Rio de Janeiro, RJ; Cultivos do mistério (2023), no Solar dos Abacaxis, Rio de Janeiro, RJ; EWÊ | OMÍ (2023), na Portas Vilaseca Galeria, Rio de Janeiro, RJ; e Abre Alas 18 (2023), na Galeria Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ / São Paulo, RJ.

 

bottom of page